5 de dezembro de 2011

Cajazeiras corre risco de epidemia de dengue

Quatro cidades da Paraíba (Cajazeiras, Catolé do Rocha, Monteiro e Piancó) correm o risco de terem uma epidemia de Dengue em 2012, segundo revelou o Ministério da Saúde. As informações constam no Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa) do Ministério da Saúde, divulgados nesta segunda-feira (5), mostram que 48 municípios brasileiros estão em situação de risco para epidemia de dengue. Cerca de 4,6 milhões de pessoas vivem nessas cidades, segundo o governo federal.

As 48 cidades estão em 16 estados e três delas são capitais: Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT), segundo o ministério. O ministério divulgou uma lista com 46 cidades e disse que duas estão faltando.

O Liraa não identifica os casos de dengue no país, mas mostra em quais cidades há mais focos do mosquito transmissor. Os dados apresentados pelo Ministério da Saúde foram coletados em 561 municípios nos meses de outubro e novembro deste ano.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, as cidades com mais de 4% de infestação (quantidade de casas infectadas a cada 100 residências) são consideradas em risco, de acordo com padrões internacionais. As cidades que estão abaixo de 1% são de baixo risco e os municípios intermediários caracterizam situação de alerta. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, há 236 cidades em alerta e 277 em baixo risco.

Com informações do PB Agora

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...