8 de dezembro de 2011

José Aldemir lembra Campanha da Legalidade

A Campanha da Legalidade, considerada o maior movimento popular no Brasil desde a Revolução de 30, e que está completando 50 anos, foi o tema da sessão especial realizada na tarde desta terça-feira (06.11), no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba, proposta pelo deputado José Aldemir (PMDB). O evento contou com várias personalidades paraibanas que participaram ativamente do movimento, a exemplo do senhor Inocêncio Nóbrega.

O deputado José Aldemir, em seu discurso, lembrou que o movimento foi deflagrado no Rio Grande do Sul, pelo então governador Leonel Brizola, numa reação ao golpe dos militares para impedir a posse de João Goulart na Presidência da República, após a renúncia de Jânio Quadros, no dia 25 de agosto de 1961. “A campanha mudou a história política brasileira. A firmeza de Brizola no episódio fez dele um líder nacional e retardou a conspiração da direita que somente se concretizaria no golpe de 64”, ressaltou.

O dia 26 de agosto, data da Legalidade, faz parte do calendário de lutas do povo brasileiro pelo respeito aos seus direitos políticos, segundo acrescentou o deputado José Aldemir, ao lembrar a bravura dos que lutaram para abortar um complô dos militares. “A Campanha da Legalidade, deflagrada no Rio Grande do Sul, teve reflexos em todo o território nacional. Esse episódio mostra que uma Nação precisa respeitar suas leis, como forma de consolidar a democracia em seu território”, comentou.

A sessão especial contou também com a presença dos deputados Adriano Galdino (PSB) e João Gonçalves (PSDB), da jornalista Marcela Sitônio, presidente da Associação Paraibana de Imprensa, da ativista Paula Frassinete, presidente do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa, e de Edmilson Ribeiro, presidente do Comitê da Verdade na Paraíba.

Com reportagem de Walter Nogueira para o portal da Assembleia Legislativa da Paraíba

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...