13 de junho de 2012

Governador visita fundação e participa de reuniões em Portugal


O governador Ricardo Coutinho e a comitiva paraibana chegaram na manhã desta terça-feira (12) à capital portuguesa. Em Lisboa, o governador visitou, a convite do ex-presidente de Portugal, Mário Soares, a Fundação Mário Soares, que promove e patrocina ações de caráter cultural, científico e educativo e das áreas dos direitos humanos, ciência política e das relações internacionais.

Mário Soares foi presidente de Portugal por dois mandatos sucessivos – 1986 a 1996 -, tendo iniciado as chamadas presidências abertas, quando percorreu muitas regiões do país ouvindo reivindicações e reclamações populares, dando assim início a uma nova postura presidencial. Desempenhou, posteriormente, as funções de euro-deputado no Parlamento Europeu. Atualmente coordena a fundação a qual deu o seu nome, preside o Comité Promotor do Contrato Mundial da Água e é patrono do International Ocean Institute (IOI).

Depois da visita à fundação, a comitiva seguiu para o porto de Lisboa, onde o governador manteve reunião com uma operadora portuária. Ainda em Lisboa, Ricardo Coutinho se reuniu com um grupo cimenteiro português e um grupo hoteleiro.

Nesta quarta-feira (13), Ricardo Coutinho e a comitiva (brasileira e portuguesa) seguem para Barcelona, onde serão recebidos pelo governador da Catalunha na sede do governo. Às 19h, o governador paraibano e secretários participam de um fórum com cerca de 40 empresários espanhóis para apresentar a Paraíba e as oportunidades para investimentos em vários setores do Estado, a exemplo da indústria, turismo e serviços. Na quinta-feira (14), serão realizadas rodadas de negócios.

Ricardo destacou que as rodadas de negócios em Portugal e Espanha são frutos de dois encontros anteriores, um na Europa e outro na Paraíba, onde foram discutidas a instalação de empresas e indústrias e incentivos fiscais.

“Vamos buscar fechar esses investimentos em um momento de crise na Europa em que investidores buscam outros mercados como o Brasil e a Paraíba. Estamos abrindo portas e colocando a Paraíba no campo da disputa por grandes investimentos estrangeiros”.

Também integram a comitiva paraibana o secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; a presidente e a diretora da Cinep, respectivamente, Margarete Bezerra e Eriene de Sousa Suassuna, e o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome. 


 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...