18 de junho de 2012

Internet por fibra ótica vai chegar a 51 cidades na PB; Cajazeiras será contemplada


Em um prazo de três anos, 51 cidades paraibanas terão acesso à internet por fibra ótica, segundo informações fornecidas pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid).

A novidade será possível graças a um convênio firmado pela associação com a multinacional chinesa Comba-Telecom, um dos maiores desenvolvedores de fibra ótica do mundo.

O Projeto Nacional de Fibra Ótica em Domicílios tem como objetivo levar a tecnologia especialmente para cidades distantes dos grandes centros, alcançando todo o território nacional.

A tecnologia, já presente em algumas capitais brasileiras, a exemplo de João Pessoa, garante um acesso diferenciado à web, que inclui serviços de telefonia, teleconferência, aplicações de telemedicina e transmissão do sinal de TV.

Com a assinatura do convênio, outras empresas de internet poderão oferecer a fibra ótica, serviço antes restrito às grandes operadoras do país.

Marcelo Félix, do setor de relacionamento com o associado da Anid, comenta que o objetivo do projeto é dar espaço às pequenas empresas que vendem pela internet nesses municípios da Paraíba. “Nossa ideia é fazer com que toda empresa fornecedora de internet se torne competitiva no mercado. Com isso, pequenos municípios de todo o país terão acesso ao que há de mais avançado na internet. Nosso plano é de terminar o primeiro lote do projeto em 2015, quando esperamos que todas as cidades previstas para esta primeira etapa já estejam assistidas”.

O projeto prevê um alcance de, aproximadamente, 400 mil municípios em 15 estados do país, sendo 50.780 só na Paraíba. O valor do investimento total é de R$ 350 milhões, com mais de R$ 49 milhões destinados para os municípios paraibanos. Segundo Marcelo, o projeto idealizado ainda deve receber o apoio de outras instâncias em breve.

“A Comba-Telecom é quem está financiando o projeto neste primeiro momento, mas nossa iniciativa já está despertando a atenção do governo estadual e federal”, contou.

Encontro
O convênio entre a Anid e a Comba-Telecom será firmado nesta segunda-feira, 18, em evento realizado no Hotel Village Premium, no bairro de Tambaú. Na ocasião, estarão presentes profissionais brasileiros do ramo das telecomunicações e uma comitiva de 80 empresários chineses, que discutirão a ampliação do serviço de fibra ótica no Brasil e os rumos do projeto.


 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...