19 de junho de 2012

Ricardo faz avaliação de viagem a Portugal e Espanha


O governador Ricardo Coutinho apresentou, durante o programa radiofônico Fala Governador, no início da tarde desta segunda-feira (18), suas impressões sobre os encontros que teve, na semana passada, com empresários estrangeiros. Na última segunda-feira (11), ele embarcou para cumprir agenda em Portugal e Espanha, com objetivo de divulgar junto a empresários as potencialidades da Paraíba para investimentos.

Na viagem pela Europa, o governador esteve acompanhado por uma comitiva composta pelo secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Margarete Bezerra Cavalcanti; a diretora de operações da Cinep, Eriene Rafael de Sousa Suassuna, e o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome.

A ida ao exterior foi fruto do Fórum Lisboa-Paraíba, que aconteceu em março passado, quando foi formulado convite à Paraíba pela Câmara de Comércio Brasil-Catalunha. Empresários portugueses e espanhóis já haviam sido recebidos pelo governador Ricardo Coutinho no Palácio da Redenção, no ano passado, interessados em investir na Paraíba.

A agenda da semana passada teve início por Portugal, onde o governador visitou um terminal portuário pertencente a um grupo português e, em seguida, participou de um encontro com empresários portugueses do setor cimenteiro. Ainda em Lisboa, Ricardo Coutinho visitou, a convite do ex-presidente de Portugal, Mário Soares, a Fundação Mário Soares, que promove e patrocina ações de caráter cultural, científico e educativo e das áreas dos direitos humanos, ciência política e das relações internacionais.

Espanha
De lá, os representantes do Governo do Estado participaram de um Fórum de Negócios na Câmara de Comércio da Catalunha, em Barcelona, Espanha, onde apresentaram para um grupo de 30 empresários espanhóis as políticas de incentivos fiscais e oportunidades que o Estado oferece nas áreas de comércio, indústria, turismo e serviços. “Fui recebido pelo presidente do governo autônomo da Catalunha, Artur Mas, demonstrando o interesse que eles têm para estreitar laços com o Brasil”, disse.

Segundo Ricardo, o contato com empresários estrangeiros é de grande importância para o Estado. “Para nós, é confortador estar abrindo espaço pelo mundo afora. Aquela fórmula de achar que a Paraíba vai ficar parada no tempo e que não vai em busca de se modernizar, de atrair investimento privado, ficou para trás. A Paraíba tem que sair, se abrir, buscar captação, pois é a única forma de aumentar receita, emprego, gerar renda, fazendo o Estado se preparar para o futuro, pensando em qualidade de vida para a população”, disse.

Ele acrescentou ainda que os resultados desses encontros não aparecem, necessariamente, de forma imediata. “Estamos semeando. Tem muita coisa que pode chegar só daqui a muitos anos, quando eu talvez nem for mais governador. Mas é preciso que a gente pense no futuro. E é isso que estamos fazendo”.

Outros contatos
De acordo com Ricardo, existe um trabalho permanente realizado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, pela Cinep e pela Companhia Docas da Paraíba. Durante o Fala Governador, ele destacou os encontros que já teve com representantes de outros países.

“Já fizemos missão especial para Cuba, levando boa comitiva de empresários. Tivemos oportunidade de participar de fórum com outros governadores do Nordeste no Bird e apresentamos, para um conjunto de empresas e empresários articulados pelo Banco Mundial, aquilo que a Paraíba pretende e como se coloca à disposição para receber investimentos”, lembrou.

Ainda no final de março, Ricardo viajou com a comitiva presidencial, para participar, a convite de Dilma Rousseff, do IV Encontro dos Países do Brics (grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China), na Índia.



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...