28 de junho de 2012

Ibama combate caça e cativeiros ilegais no sertão da Paraíba


Agentes ambientais federais do Ibama realizaram, no último final de semana, uma operação nos municípios de Patos, Pombal, São João do Rio do Peixe, Cajazeiras e Sumé, no sertão da Paraíba, para atender denúncias de caça e de cativeiro ilegal de animais. Áreas onde há concentração de ninhos de arribaçãs foram percorridas e fiscalizadas, para coibir a caça das aves migratórias.

Três homens flagrados com um tatu-peba abatido foram autuados, e houve apreensão de cerca de 50 pássaros e um macaco em cativeiros ilegais. Também foi apreendido um trator de esteira que fazia um desmatamento ilegal de cerca de 12 hectares de caatinga, encontrado e autuado pelos servidores durante a operação. As atividades na área desmatada foram embargadas, tendo em vista a regeneração da vegetação destruída.

As multas aplicadas aos infratores somaram quase R$ 50 mil. Além das sanções administrativas de multa e apreensão dos animais e equipamentos utilizados para a prática dos ilícitos, aplicadas pelos servidores do Ibama, os autuados devem responder pelos crimes ambientais na Justiça. No caso de crimes contra a fauna, a pena pode ser de seis meses a um ano de detenção e multa.

Os animais apreendidos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Cabedelo, onde recebem cuidados veterinários e passam por quarentena. Nesse período é avaliado se os animais possuem condições de ser reintroduzidos em seus habitats.

O chefe da fiscalização do Ibama na Paraíba, Rodrigo Escarião, afirma que ?o combate aos crimes contra a fauna é uma das prioridades no estado, as operações são realizadas continuamente, e a pessoa que insiste em caçar ou manter animais silvestres em cativeiro ilegal pode ter a certeza que em algum momento será alcançada pela fiscalização do Ibama e sofrerá as penalidades previstas na legislação.

ASSESSORIA


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...