16 de junho de 2012

Morre o palhaço Bolinha


José Nilson Batista Cartaxo, 49 anos, popularmente conhecido como “Palhaço Bolinha” faleceu na manhã desta sexta-feira (15/06) na UTI do Hospital Regional de Cajazeiras, onde estava internado em estado grave desde o dia 11 de Junho, quando se sentiu mal na cidade de Icó – CE. Acometido de diabetes, Bolinha também contraiu uma pneumonia.

Como surgiu o palhaço
Bolinha foi aclamado palhaço durante campanha política que tinha Zerinho candidato a deputado estadual. Necessitando de um palhaço para animar uma manifestação com crianças, Bolinha se fantasiou e transformou-se neste personagem.

“Da graxa surgiu a graça”. Era esse o slogan do Palhaço Bolinha que antes trabalhava numa oficina de carro, inclusive do senhor Gilberto Brandão.

Guerreiro e trabalhador
Bolinha montou uma bicicleta som toda enfeitada, e com isso ganhava o sustento de cada dia fazendo propaganda de lojas e comércio da cidade. Além disso, ele fazia shows infantis.

Bolinha o candidato
O palhaço Bolinha se transformou numa figura folclórica de Cajazeiras. Ele se dizia pré-candidato a vereador e criou o slogan polêmico: “Mais um palhaço na Câmara”. Bolinha era conhecido por seus debates com Antônio Gobira e Damião Guarda gravado na Difusora Rádio Cajazeiras.


 

Um comentário:

Ramon David disse...

Eu nada sabia da morte do estudante do Lyceu Paraibano, Sady Castor Correia de Araújo, namorado de Ágaba Gonçalves de Medeiros, Aluna da Escola Normal. Nem que a ordem da delimitação da “linha imaginária”, denominada de “linha da decência”, linha essa armada até os dentes por resolução do Monsenhor João Batista Milanez, havia existido, quando conheci com muita graça, Zé Bolinha! O garoto de voz rouca e mais velho da turma, o que organizava o time e as apostas para a pelada matinal do domingo, no campo improvisado entre cajazeiras – onde hoje está construído o Teatro Ica – na Escola Monsenhor Milanez. Depois de muito tempo e alegres encontros banais, o descubro palhaço trabalhador diário – naquele universo, só ele fazia!
E agora, do palco vida, ele some no eco do gargalhar de seus espectadores...

PELOS PALCOS

São sons
melodias
pano de fundo
cenário
retratando a vida
do velho palhaço

São sons
os gargalhos
roupa amarelada
estilhaços de dor
transformados em risos
no palco (vida).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...