30 de junho de 2012

O legado ''fashion'' de Luiz Gonzaga


Luiz Gonzaga foi o Elvis Presley do Sertão. Não se conformou em simplesmente cantar sua terra, mas espalhou, pelos quatro ventos do mundo, o jeito e as roupas do Nordeste. De gibão de couro, óculos estilo Ray Ban aviador e chapéu de vaqueiro, o rei do baião nordestinizou a moda.

Não foi ele quem inventou o gibão. Basta você dar uma passeada pelas brenhas de Pernambuco para ver que gibão é a roupa do Sertão. Se já foi em Serrita, então, sabe que gibão por lá é farda. A Missa do Vaqueiro, por exemplo, é um desfile de moda à parte. Roupas confeccionadas com a belezura artesanal do interior. E de lá, desse mesmo fim de mundo que é o Sertão, saiu a inspiração de Seu Lua. Cantar por aí de paletó e gravata, como faziam os cantores de rádio da época, não tinha a menor graça para ele. Gonzaga incorporou a vestimenta do vaqueiro e ,sem saber, mudou a cara da música nacional.

Óculos, bolsas, sandálias, lenços, deixaram as terras áridas de Exu, Salgueiro, Serrita, Serra Talhada, e ganharam as ruas. São muitos os acessórios inspirados nos vaqueiros nordestino.

Acessórios regionais quando misturados com figurino moderno deixam o look irreverente e autênticos. Um bom exemplo é uma bolsa e o cinto com um ar "roots" mais um vestido longo da Cantão: quebra o bairrismo e ainda deixa a produção cool!

COM REPORTAGEM DE O NORDESTE


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...