7 de outubro de 2012

Liberdade: rádio do sucesso


CLEMILDO BRUNET

Ela chegou a Pombal em agosto de 1993 na sua fase experimental. É a pioneira da cidade na modalidade de Rádio FM e foi inaugurada no dia 02 de outubro do mesmo ano.

Seu nome tem um significado de muito valor. LIBERDADE: Faculdade de decidir ou agir segundo a própria determinação; Poder de agir, no seio de uma sociedade organizada, dentro dos limites impostos por normas definidas: liberdade civil; liberdade de imprensa; liberdade de ensino.

A Rádio Liberdade 96 FM está completando 19 anos de atividades radiofônicas no nosso torrão natal. Nome apropriado para uma estação de rádio que nasce da inspiração de uma palavra que não pode ficar escondida e que expressa à faculdade de praticar o que não é proibido e que no plural significa – regalias, direitos e imunidades.

Um pouco dessa história
Há 19 anos, precisamente às 10 horas do dia 02 de outubro de 1993, numa manhã ensolarada, no edifício sede da emissora “Levi Olímpio”, a rua Cel. Cândido de Assis, 535, era inaugurada a Rádio Liberdade 96 FM, onde se encontravam presentes o deputado estadual Levi Olímpio (saudosa memória), a Prefeita de então Azenete Queiroz Olímpio, o diretor superintendente Carlos Rogério Vieira, o diretor comercial Clemildo Brunet, funcionários da casa e curiosos que passavam no local.

A bênção das instalações da primeira emissora FM de Pombal foi feita pelo Pe. Solon Dantas de França (saudosa memória), pároco da freguesia. A inauguração da Liberdade veio juntarem-se as festividades da tradicional festa do Rosário, foi um dia festivo tanto para diretores e funcionários da empresa como para centenas de ouvintes que puderam ouvir pela própria emissora toda ocorrência da inauguração.

Discursos, entrevistas e coquetel marcaram este acontecimento. A alegria era tônica do momento em que os circunstantes adentravam o prédio da emissora para conhecer as instalações da FM pioneira de nossa cidade.

No início a emissora aproveitou os profissionais já existentes em nossa comunidade advindos das rádios AM. Nil Alcântara, Gregório Dantas e Jacinta Nogueira. Muitas críticas foram dirigidas aos locutores da nova emissora em razão da exigência que era feita para que os mesmos adotassem jargões, sotaque e molejo dos disck - jóqueis das emissoras de FM do país. Mesmo assim, a despeito de tudo isso, não foi preciso muito tempo para que as rádios FM neste Brasil voltassem a fazer rádio no modo operante de AM.

Com outras emissoras FM que a nossa cidade conta hoje, a Rádio Liberdade com seus 19 anos de atividades tem desenvolvido um trabalho dignificante sobrepujando as demais, principalmente na forma de fazer jornalismo, cujo índice de audiência tem conquistado um público considerável de ouvintes e participantes, que interagem suas informações com as opiniões formadas pelos jornalistas - Naldo Silva, Claudionou Dantas e Nil Alcântara. A Rádio Liberdade ao longo desses anos tem primado em sua programação pelo um jornalismo sério, verdadeiro e imparcial. As notícias que são levadas ao “AR” todas são devidamente checadas.

No programa Liberdade Notícias os canais de comunicação são abertos aos ouvintes, independente de credo religioso ou facção política partidária. Os seus programas musicais são de agrado do público discófilo, trazendo em sua bagagem novidades dos últimos lançamentos e as novas tendências do mundo musical.

Acompanhando a nossa era pós-moderna a Liberdade se enquadra dentro dos parâmetros do mundo virtual e dispõe de um site na rede mundial de computadores (internet) indo além-fronteiras, se adequando as normas da globalização com notícias digitadas e áudio da emissora para os nossos internautas.

O que mais se poderia dizer de uma emissora cuja ação repercute até mesmo entre aqueles que são contraditórios ao seu pensamento e ao nome que lhe foi dada com tanta precisão e sabedoria? Junto ao Judiciário são levantadas questões contra os profissionais do jornalismo desta empresa que até o presente tem sido isentos das acusações atribuídas a eles.

Rádio Liberdade é tudo aquilo que o nome lhe faz jus: Supressão ou ausência de toda opressão considerada anormal, Ilegítima e imoral. Estado ou condição de livre, facilidade, desembaraço, confiança, familiaridade, intimidade, permissão, licença, independência e autonomia.

Os nossos votos é que na continuidade dos anos da existência da nossa Rádio Liberdade 96FM, seus diretores, funcionários e ouvintes um dia possam alcançar em sua plenitude as palavras do nosso mestre Jesus Cristo: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” Jo. 8:32.

Voa, voa, minha liberdade/ Entra se eu servir como morada/ Deixa eu voar na sua altura/ Agarrado na cintura da eterna namorada/ Voa, feito um sonho desvairado/ Desses que a gente sonha acordado/ Voa coração esvoaçante/ Feito um pássaro gigante/ Contra os ventos do pecado/ Voa no estalo do meu grito/ Quero ver teu infinito/ Nesse azul sem dimensão/

Letra da música “Voa Liberdade” composição de Mário Maranhão/Eunice Barbosa/Mário Marcos/, interpretação do cantor Jessé.

Homenagem deste ex-integrante da emissora a qual prestou serviços durante dez anos – 1993/2003

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...