Reafirmando a sua posição defendida no programa “Assunto de Estado” transmitido pela TV Senado na noite da última segunda-feira, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) voltou a cobrar do governo federal mudança no projeto da Transnordestina como forma de garantir a inclusão de uma ramal da Ferrovia da Paraíba. Na visão de Vital, a Paraíba não pode ficar de fora da Transnordestina, visto que o projeto vai trazer sustentabilidade ao estado.
O parlamentar revelou que já solicitou a presidente Dilma Rousseff (PT) alteração no projeto notadamente na bitola métrica da ferrovia com forma de garantir que o ramal passe por dentro da Paraíba. Vital disse que tem travado com a presidente Dilma e com a ministra do Planejamento Miriam Belchior um trabalho para que haja um investimentos na ordem de R$ 2 bilhões para transformar a bitola métrica em uma bitola mista, permitindo assim que a Paraíba seja inclusa no ramal da Transnordestina integrando o eixo do Ceará com o porto de Cabedelo.
Vital não tem dúvida que a Transnordestina será o vetor estruturante e logístico que trará desenvolvimento do Nordeste, e, particularmente para a Paraíba. Segundo cálculos do senador serão 600 quilômetros de ferrovia no trecho que compreende Cabedelo até Cajazeiras cortando todo o Estado.
O parlamentar reafirmou que para retomar o caminho do desenvolvimento, a Paraíba precisa mais do que nunca de obras estruturantes como a modernização do Porto de Cabedelo e duplicação da BR 230 – cujo trecho de Cabedelo a Campina Grande já foi duplicado pelo ex-governador José Maranhão. O parlamentar revelou que recentemente incluiu no Plano Plurianual (2012/20015) uma emenda de R$ 120 milhões para ampliar a duplicação no trecho da BR 230 que vai de Campina Grande até Cajazeiras. “São obras estruturantes que a Paraíba precisa para dá um grande salto do bem”, afirmou.
O peemedebista garantiu que a inclusão da Paraíba no projeto de construção da ferrovia Transnordestina impulsionará de vez, o processo de desenvolvimento econômico do Estado. Vital que também já apresentou uma Emenda no PPA solicitando a viabilização da construção de um ramal da obra para a Paraíba, ligando toda a malha ferroviária do Estado, de Cabedelo a Cajazeiras, enfatizou que o empreendimento irá gerar emprego, e promover a sustentabilidade paraibana. “Será um megaempreendimento que promoverá a sustentabilidade na região”, disse.
Vital disse ainda que o projeto vai potencializar a malha ferroviária na Paraíba, dando novo formato as companhias ferroviárias do Estado. Voltando no tempo, ele lembrou que no passado a chegada do trem a Campina Grande em 1907, por iniciativa do então prefeito Cristiano Lauritzen, deu grande impulso no processo de desenvolvimento da cidade que progrediu em face da estrada de ferro. Na época, a cidade experimentou uma revolução econômica e se tornou um importante centro nordestino e segundo maior centro exportador de algodão perdendo apenas para Liverpool na Inglaterra.
O parlamentar que desde que assumiu o mandato de senador passou a defender o Ramal da Ferrovia na Paraíba, enfatizou que o empreendimento permitirá a interligação do Porto de Cabedelo, aos Portos de Pacém no Estado Ceará, de Itaqui no Estado do Maranhão e ainda ao de Suape no Estado de Pernambuco, favorecendo assim, o desenvolvimento da região. “É uma obra que vai gerar empregos, mudando completamente a economia e permitir que o Nordeste e de forma particular a Paraíba tenha um grande surto de desenvolvimento”, afirmou.
Vital do Rêgo não tem dúvida de que a integração do Porto de Cabedelo aos de Pecém, do Ceará, Itaqui, do Maranhão e Suape, de Pernambuco, elevará a capacidade de escoamento da produção nessas localidades e beneficiará toda a Região Nordeste. “Nós estamos defendendo a modernização e a reestruturação do Porto para que ele recupere a sua capacidade operacional”, disse.
Assessoria
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