13 de setembro de 2012

Ação rápida dos Bombeiros reduz mortes entre vítimas de crimes violentos


As equipes socorristas do Corpo de Bombeiros Militar têm conseguido reduzir a incidência de óbitos entre as pessoas que são vítimas de crimes violentes letais interionais (CVLI). A colocação de ambulâncias em pontos estratégicos da Região Metropolitana de João Pessoa é um dos fatores que tem garantido o sucesso do projeto “Resgate pela Vida”.

A redução de óbitos tem atingido um média 15% ao mês, superando a meta de 10% estabelecida pelas autoridades.

O projeto ‘Resgate pela Vida’ foi implantado em fevereiro deste ano, além de ambulâncias de resgate, também mobiliza bombeiros em motocicletas nas áreas mais críticas. Desta forma o socorro às vítimas é feito no menor tempo possível, com chances maiores de salvar vidas.

As ocorrências mais frequentes são os crimes com armas de fogo, arma branca e espancamentos. O comandante da Companhia Regional de Atendimento Pré-Hospitalar, do Corpo de Bombeiros, Major Arthur Vieira, informa que o projeto tem proporcionado resposta mais rápida à população com viaturas em vários pontos da capital a exemplo dos bairros de Mandacaru, Mangabeira, Geisel, Bancários e centro da cidade.

No mês de agosto, as operações de resgate do Corpo de Bombeiros conseguiram salvar 42 vítimas de crimes violentos. Dessas vítimas 32 foram feridas por arma de fogo, cinco por arma branca e cinco foram vítimas de espancamento.

Em julho passado foram registradas 127 mortes violentas. O ‘Resgate pela Vida’ socorreu em tempo hábil 18 pessoas feridas. No período de fevereiro a agosto deste ano o projeto salvou a vida de 124 vítimas de armas de fogo, faca ou de espancamento.

Com os resultados positivos alcançados no projeto piloto o Projeto ‘Resgate pela Vida’ já funciona também em Campina Grande e Guarabira, e vai se espandir para Patos, Sousa e Cajazeiras.

O programa é direcionado principalmente para atendimento a vítimas de crimes violentos, mas também socorre vítimas de acidentes de trânsito.


 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...