23 de setembro de 2012

Autor cajazeirense radicado em Curitiba lança livro do gênero “fábula de animais”


Gênero “fábula de animais” ganha uma versão cheia humor e brincadeiras linguísticas, de autor iniciante Branco de nascença, colorido por acidente, o Coelho Azul ficou vidrado numa gatinha, mas não tem como abordá-la porque só fala “coelhês”. O amor, porém, ensina novas línguas. Em sua aventura romântica, o coelho enfrenta um exército de ratos, desce ao fundo do esgoto, persegue um terrível “dinossauro” (que na verdade é uma tartaruga), até se tornar aluno de um bichano pra lá de ladino. Mas quando finalmente consegue se comunicar em gatês, o Coelho Azul percebe que a gata não é assim tão interessante.

Humor nonsense e brincadeiras metalinguísticas marcam o estilo de Thiago Irley, autor estreante, revelado graças ao concurso do Prêmio Barco a Vapor 2012, da SM. No textos, ditos proverbias são subvertidos e o narrador tagarela, que se dirige ao leitor toda hora, compete abertamente com os persongens, deslocando o interesse do leitor para um plano paralelo ao do desenrolar do enredo. Essa fábula moderna trabalha ainda com intertextualidades, trazendo para o livro um pouco do universo dos desenhos animados e dos quadrinhos, com alusões ao Incrível Hulk e a cartoons como Pinky e Cérebro e Pepé le Pew. A obra, recomendada para crianças a partir dos 8 anos, também tem uma versão interativa, disponível em formato digital.

Sobre o autor: Thiago Irley, de 24 anos, nunca havia publicado nenhum livro até ter seu talento descoberto no Prêmio Barco a Vapor, promovido anualmente pela SM. Seu texto foi considerado o melhor entre 770 concorrentes. Natural de Cajazeiras, Paraíba, mudou-se para Curitiba aos 17 anos. É formado em Letras pela PUC do Paraná e atualmente estuda Cinema na Faculdade de Artes do Paraná.

Sobre o ilustrador: Orlandelli é o nome artístico de Walmir Américo Orlandeli. Formado em Publicidade e Propaganda, atua desde 1994 como ilustrador e cartunista. É autor da revista Grump (troféu HQ Mix de Melhor Revista de Humor, 2002), do álbum Sic, coautor de Humor pela paz e a falta que ela faz, Front e Central de Tiras.



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...