24 de setembro de 2012

Primavera começa com temperaturas entre 17ºC e 36ºC na Paraíba


Precisamente às 11h49 deste sábado (22) teve início a primavera no hemisfério sul, onde está localizado o Brasil. Na Paraíba, a previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) é de que a temperatura varie entre 17ºC e 36ºC até o dia 21 de dezembro, quando começa o verão.

De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, por estar localizado próximo à Linha do Equador, o Estado não sofre variações climáticas acentuadas durante este período.

“Na Paraíba, a primavera coincide com o período de estiagem, onde as chuvas são bastante reduzidas. Nesta estação, as temperaturas variam de mínimas de 17ºC no Cariri às máximas de 36ºC no Sertão”, alertou.

Outras características, nesta é época do ano, são o florescimento de várias espécies de plantas (daí o nome de estação das flores) e a presença de dias mais longos e noites mais curtas. “Além disso, a temperatura do ar começa a entrar em gradativa elevação até a chegada do verão”, acrescentou Marle.

Para algumas regiões do país, a primavera também é marcada pelo início do horário de verão, que este ano deve acontecer entre os dias em 21 de outubro até 17 de fevereiro de 2013. Mas os paraibanos não vão precisar adiantar os relógios em uma hora, apenas moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal e do Estado da Bahia. O objetivo é aproveitar os dias mais longos, com mais tempo de luz solar, para economizar energia elétrica.


 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...