28 de março de 2012

Cajazeiras na cabeça

O rebaixamento do Atlético, os cinco anos do Paraíba na Segundona... Combinação que parecia tirar a cidade de Cajazeiras do cenário futebolístico do Estado.

Mas em 2012 a Cobra Coral vem comendo pelas beiradas e, sem muito alarde, alcançou no último domingo a liderança do Campeonato Paraibano com 24 pontos. Algo a se comemorar, principalmente se levarmos em consideração que o Paraíba tem dois jogos a menos do que o Sousa (também 24 pontos), Campinense (21 pontos) e Nacional-P (20 pontos).

Em relação ao Botafogo (19 pontos), o Paraíba tem um jogo a menos. Só o Treze, quarto colocado a três pontos do time cajazeirense, tem o mesmo número de jogos.

E olha que o time de Pedrinho Albuquerque alcançou essa condição simplesmente pela regularidade. Em seis jogos em seu estádio, foram cinco vitórias e apenas um empate (aquele contra o Botafogo, na rodada de abertura). Enquanto isso, seus rivais se cansam de tropeçar, perdendo pontos importantes mesmo quando jogam em casa.

O mérito do Paraíba é ainda maior se levarmos em conta a folha de pouco mais de R$ 50 mil. Um time caseiro, sem estrelas e nomes conhecidos do futebol paraibano. O que não impede de possuir bons valores, como o ótimo lateral Gustavo, o meia Madson e o atacante Danúbio.
Até pela condição de líder, a partida contra o Botafogo, tem caráter de decisão. Vencendo, o Paraíba ficará muito perto de se consagrar como campeão dessa fase, o que significa um oceano de vantagens e conquistas pela frente.

O campeão dessa fase, além de se garantir na finalíssima do Campeonato Paraibano (ou de poder levantar a taça por antecipação, caso ganhe também a segunda fase), já teria vaga assegurada no Campeonato do Nordeste de 2013.

Ao mesmo tempo que o Paraíba joga para consolidar a condição de favorito, o Botafogo encara uma semana decisiva. Depois de enfrentar o líder, tem o clássico contra o Auto Esporte no domingo. Dependendo dos resultados, o Belo pode estar se despedindo da competição.

Curiosamente, o Treze torcerá pelo rival da capital na partida de amanhã. Isso porque a vitória contra o Auto Esporte, em João Pessoa, colocou o Galo rigorosamente no páreo pelo primeiro lugar. Vamos lembrar que o time de Marcelo Vilar ainda tem um confronto direto contra o Paraíba, e ainda por cima jogando no estádio Amigão.

Apesar do empate heroico, jogando com um a menos desde o primeiro tempo, a rodada não foi boa para o Campinense. Diante de uma tabela ingrata, a Raposa não poderia jamais perder pontos em casa, ainda mais num jogo de seis pontos.

E o Nacional, que começou tão mal o campeonato, encostou de vez no G4. Já tem 13 jogos, é verdade, e vai passar a rodada do meio de semana secando Botafogo e Treze.

Do blog De Primeira do jornalista Expedito Madruga no Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...