27 de março de 2012

No Dia do Teatro, Ica tem espetáculo de Mossoró

Com espetáculos gratuitos espalhados por toda Paraíba, o Governo do Estado celebrará nesta terça-feira, 27 de março, o Dia Internacional do Teatro. A iniciativa premiará treze municípios do Estado com vários espetáculos teatrais. São vinte peças de variados gêneros e de diversos estados do Brasil, encenadas em teatros, escolas e praças públicas. As cidades contempladas serão: João Pessoa, Campina Grande, São João do Rio do Peixe, Cabedelo, Maranguape, Bananeiras, Alagoa Grande, Areia, Cuité, Monteiro, Pombal, Sousa e Cajazeiras.

Em nossa cidade, será apresentada a partir das 20h00 no Teatro Íracles Pires - Ica a peça “Sem Palavras” produzida pelo o grupo “Pessoal do Tarará” da cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. “Sem Palavras” é um espetáculo de mímica com direção de Dionízio do Apodi e elenco formado pelos atores Maxson Airton e Antonio Marcos.

Sinopse
Sem Palavras é um espetáculo onde O Pessoal do Tarará dispensou o uso da linguagem verbal, mas que não perdeu uma de suas marcas, que é a verdade de seus atores. Portanto, o espetáculo não dispõe de um texto escrito, mas de um texto apropriado pelo ator, que se dá pela via corporal.

O espetáculo começa com dois atores atrapalhados e vigaristas, fazendo números de mágica para a platéia, ao som de uma trilha sonora (posta em CD), e com vários elementos cênicos. Este quadro inicial termina quando ouve-se a sirene da polícia, e os charlatães se escondem. Sobe o diretor ao palco, e vai levando consigo todos os elementos cênicos, inclusive a trilha sonora, deixando apenas os atores, no palco vazio.

É deste vazio, desta pobreza de elementos cênicos, que nasce um teatro rico, a partir do corpo do ator. Os atores iniciam uma preparação, se penteando, se vestindo, se alongando, até assumirem dois personagens que saem para uma pescaria, que tornam-se o mote para uma divertida comédia, que passeia ainda por um outro quadro, onde um dos atores vai à lua (ou outro planeta), e por lá encontra um robô, e é desse encontro que segue um divertido jogo de disputa entre o gordo e o magro (os atores possuem este biótipo).

Durante o espetáculo, o roteiro que os atores cumprem levam ao público a criar sua própria dramaturgia, à medida que as cenas acontecem.

Ficha Técnica
  • Atuação: Antônio Marcos e Maxson Ariton
  • Direção: Dionízio do Apodi
  • Preparação Corporal: Rodrigo Silbat
  • Iluminação: Dionízio do Apodi e Maxson Ariton
  • Operação de Luz e Som: Igor Moreira

Com informações do blog Cajazeiras de Amor e assessoria


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...