24 de março de 2012

Xamegão vai homenagear Luiz Gonzaga

A Prefeitura de Cajazeiras já começa a se preparar para a realização dos festejos juninos, o tradicional Xamegão. Nos bastidores do poder, assessores e bajuladores dão como certas as presenças de bandas de forró de plástico Garota Safada, Collo de Menina, Mulher Chorona, Bonde do Brasil e até mesmo Aviões do Forró que, com a bela, melodiosa e poética 'Enfica', arrebatou uma multidão no carnaval com a sua versão 'elétrica'.

Para coroar o Xamegão do ano eleitoral, uma atração nacional poderá ser contratada. A banda de pagode Raça Negra aparece na lista das especulações ao lado da baiana Ivete Sangalo. Nomes como o do cearense Raimundo Fagner e dos paraibanos Zé Ramalho e Elba Ramalho também estariam cotados.

O tema do evento e, por conseguinte, a sua decoração, será o centenário de nascimento do cantor pernambucano Luiz Gonzaga (1912-2012), que tão bem enalteceu as coisas nordestinas. O 'Velho Lua' cantou o vaqueiro, as tradições, denunciou o descaso das autoridades com o povo do Nordeste e ainda criou um ritmo genuinamente nordestino, o baião, o que lhe garantiu a eternização da alcunha de rei, o 'Rei do Baião'.

O Xamegão de Cajazeiras foi criado em fins da década de 80 e consolidado no começo da década de 90 do século passado, quando por seus palcos passaram grandes atrações. Durante um bom tempo, foi o maior evento junino da região, galvanizando atenções num raio de 250 km. Só perdia em destaque e atrações para o São João de Santa Luzia e para O Maior São João do Mundo, em Campina Grande.

Com o passar dos anos, outros municípios da região também passaram a promover seus eventos juninos, a exemplo de Patos e de Caicó (RN), o que levou a uma queda acentuada do público, uma vez que o Xamegão não conseguiu concorrer com essas outras cidades.

Após o sucesso de público do carnaval, a administração municipal aposta alto na realização do seu último Xamegão, prometendo uma belíssima decoração e atrações de alto nível. A população de Cajazeiras e região aguardam ansiosas o momento em que os vocalistas Xand e Solange, do Aviões do Forró, irão entoar o 'Enfica' em homenagem ao Rei do Baião.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...