O feriado da Independência está movimentando toda a cadeia do turismo e João Pessoa está em destaque na preferência dos turistas brasileiros. Dados do Skyscanner (http://www.skyscanner.com.br), buscador on-line de passagens aéreas, hotéis e locação de automóveis, apontam que a capital paraibana é a terceira do Nordeste mais procurada pelos turistas. João Pessoa tem 105,9% de buscas de informação, perdendo apenas para Teresina (137,5%) e Aracaju (114,5%). Recife ficou com 62,4% e Natal, que não aparece entre as cidades mais buscadas.
A pesquisa aponta que as capitais do Nordeste são as que devem receber mais turistas neste final de semana prolongado. Dos dez destinos mais buscados pelos brasileiros, os oito primeiros são capitais do Nordeste e Norte, entre elas Macapá (102,2%), Porto Velho (85,0%) e Belém (71,4%).
De acordo com o diretor geral do Skyscanner, Mateus Rocha, “o aumento do poder aquisitivo do brasileiro, somado à beleza do litoral nordestino, tem atraído cada vez mais turistas à região nos feriados prolongados”, disse.
Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, no entanto, a procura de João Pessoa pelos turistas brasileiros é resultado das ações que a estatal e seus parceiros vem promovendo nos principais mercados emissores de turistas para a Paraíba, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiás, entre outros. “Esses dados são fruto do trabalho profissional que estamos promovendo, com responsabilidade. Isso é só o começo”, enfatizou a executiva.
Ruth Avelino destacou que só nesta semana quase 400 agentes de viagens de São Paulo, ligados às principais operadoras de turismo do país, como a CVC, Visual e Flytour Viagens, estão passando por um treinamento sobre o potencial turístico da Paraíba. Esses treinamentos, segundo ela, estão sendo realizados periodicamente no Estado de São Paulo que representa o maior fluxo de turistas que visita a Paraíba. Os treinamentos tiveram início na segunda-feira (03) e seguem nesta terça e quarta-feira.
A executiva da PBTur destaca ainda a participação efetiva da iniciativa privada nessas ações, como os hoteleiros, empresários dos setores de bares e restaurantes, de receptivos, operadores de turismo, e entidades representativas como Federação do Comércio, Sebrae e Convention Bureau de João Pessoa e as secretarias de turismo dos municípios como as de João Pessoa, Conde e Cabedelo.
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