24 de fevereiro de 2012

Criação de Conselho Municipal de Transparência é destaque durante conferência

Ampla publicação da prestação anual de contas, clareza na divulgação de dados financeiros e a criação do Conselho Municipal de Transparência foram algumas das diretrizes priorizadas durante a I Conferência de Transparência e Controle Social de Cajazeiras, no Sertão paraibano.

O evento foi convocado pela gestão municipal, por meio da Secretaria do Orçamento e do Controle Interno, com o objetivo de promover a transparência pública e o incentivo à participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. A abertura oficial foi realizada pelo prefeito e presidente da comissão municipal, Carlos Rafael Medeiros (PTB).

Durante as atividades, foi realizada uma mesa redonda sobre o tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, comandada pela professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mariana Moreira. Em seguida, foram apresentados os quatro eixos temáticos da Consocial: promoção da transparência pública e acesso à informação e aos dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Após a priorização das 20 propostas que seguirão para a conferência estadual, prevista para os dias 15, 16 e 17 de março, em João Pessoa, foi realizada a eleição dos delegados que vão representar o município. O juiz Marlon Reis, um dos idealizadores da “Ficha Limpa”; Jorge Sanches, idealizador da Associação dos Amigos de Ribeirão Bonito (Amarribo); e Mário Vinícius Espinele, secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria Geral da União (CGU), foram convidados para o evento.

A etapa nacional da Consocial será realizada no período de 18 a 20 de maio, em Brasília. Outras informações no www.consocial.pb.gov.br ou nas redes sociais facebook.com/consocialparaiba e no twitter @consocialpb.

Secom-PB

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...