12 de fevereiro de 2012

Nonato Bandeira: será dessa vez?

Clemildo Brunet

Este ano marca as eleições municipais em todo país. Aqui na Paraíba não poderia ser diferente. Na capital do Estado já se especula nomes de pré-candidaturas que deverão ser definidas ou homologadas pelos partidos ou coligações, nas convenções a serem realizadas no mês de junho do ano em curso.

Até o dia 14 de janeiro tinha-se como certa a pré-candidatura de Luciano Agra atual Prefeito de João Pessoa apoiado pelo Governador Ricardo Coutinho. No entanto, com a desistência deste ao posto, deu-se início a uma série de especulações de quem seria o pré-candidato que receberia o apoio do atual Governador da Paraíba. Mas, Ricardo escolheu Estelizabel Bezerra, do PSB seu partido, e ex-secretária de seu Governo para suceder Luciano Agra na Prefeitura de João Pessoa.

Entre os pretensos a suceder o Prefeito Luciano Agra surge também o nome de Nonato Bandeira, 46 anos, Jornalista, formado pela UFPB, já tendo exercido várias funções de revisor a editor geral. Fez parte da diretoria do Sindicato dos Jornalistas e foi Presidente da Associação Paraibana de Imprensa, tendo sido também o responsável pelo projeto que implantou a primeira TV Pública na Paraíba, a TV Assembleia, na gestão do hoje vice-governador Rômulo Gouvêia.

Sua militância política vem desde os tempos que frequentou a universidade nos movimentos estudantis, tendo exercido funções como diretor de Centro Acadêmico e do Diretório Central dos Estudantes. Nonato conheceu Ricardo Coutinho nos idos de 1990 e mantém até hoje uma sólida amizade com o Governador, tendo ocupado a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa no primeiro mandato de Ricardo como Prefeito e no segundo como Chefe de Gabinete. Atualmente ocupa a pasta da Secretaria de Comunicação Social do Estado, tendo sido o único Secretário que acompanhou o Governador na viagem a Brasília para assistir a posse de Aguinaldo Ribeiro no Ministério das Cidades, na última segunda feira dia 06.

Apesar de não ser o pré-candidato escolhido pelo Governador para sucessão municipal de João Pessoa, Nonato Bandeira tem contado com o apoio de amigos do próprio partido do Governador e de outras agremiações partidárias aliadas a Ricardo Coutinho, resultando com isso a criação de uma frente democrática em torno de seu nome.

Em 2008 ele foi cotado para figurar como vice na chapa de Ricardo Coutinho e teve mais votos no conselho político das alianças que formavam os partidos aliados; porém, não logrou êxito na indicação final perdendo para o hoje Prefeito Luciano Agra. Nonato também poderia ter sido indicado como candidato a Vice Governador na Chapa de Ricardo Coutinho nas eleições de 2010, abdicou dessa pretensão e tornou-se o principal articulou para o estabelecimento de uma aliança com Cássio Cunha Lima do PSDB, com o fim de consolidar a vitória de Ricardo pra Governador e Cássio para o Senado.

Nos embates dessa arena política, eis que o PPS partido do qual Nonato Bandeira é filiado, surge de repente com um impasse: Outro pretenso pré-candidato pela legenda, o Deputado Estadual Janduhy Carneiro diz não apoiar Nonato e vai manter sua pré-candidatura a Prefeito da Capital. Diante do imbróglio, ninguém sabe ao certo o motivo do silêncio de Ricardo Coutinho, em não se indispor com a Frente Democrática de Nonato, talvez, quem sabe, seja a intransigência de Janduhy em ser pré-candidato do PPS ou talvez uma segunda opção para Ricardo nas eleições deste ano, caso as pesquisas favoreçam a candidatura do seu atual Secretário de Comunicação. É esperar pra ver.

Clemildo Brunet é radialista, blogueiro e colunista
brunetco@hotmail.com
www.twitter.com/clemildobrunet
http://www.facebook.com/clemildo.brunetdesa
www.clemildo-brunet.blogspot.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...