Por meio do Programa Empreender PB, o Governo do Estado realizará uma grande atividade pelo Dia Internacional da Mulher. Na próxima segunda-feira (12), no Palácio da Redenção, serão iniciadas as operações financeiras da linha de crédito Empreender Mulher, lançada em outubro passado. Esta ação é promovida em conjunto com a Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade de Humana (Semdh), responsável pela triagem das mulheres beneficiadas.
O evento contará com a presença do governador Ricardo Coutinho, da ministra da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, do subsecretário do Empreender PB, Tárcio Pessoa, da titular da Semdh, Iraê Lucena, e de outras autoridades.
Desigualdade
As políticas públicas fomentadoras de benefícios sócioeconômicos às mulheres se justificam em estatísticas que apontam o aumento da presença da mulher no mercado de trabalho formal e informal, reforçando a economia brasileira e contribuindo para o crescimento do país. Por outro lado, a desigualdade nos salários e nas ocupações de homens e mulheres permanece. Mesmo trabalhando fora, as mulheres assumem os afazeres domésticos e o cuidado com crianças e com pessoas idosas ou doentes.
Em João Pessoa, mais de 3,3 mil mulheres donas de pequenos negócios estão contribuindo para dar um impulso significativo na economia local. Responsáveis por movimentar mensalmente R$ 6,6 milhões, as empresárias, que até pouco tempo eram informais, têm um faturamento médio individual de R$ 2 mil, o equivalente a mais de três salários mínimos. Em todo o Estado, o número de mulheres empreendedoras individuais é de 10,3 mil, segundo dados do Sebrae.
Empreender Mulher
É a linha de crédito que possibilita às mulheres se tornarem autônomas econômica, financeira e socialmente. O Empreender Mulher vai incentivar, por meio de recursos financeiros, a geração de emprego e renda para empreendedoras populares paraibanas, a partir da construção de negócios pautados na sustentabilidade.
O público alvo são mulheres em situação de violência atendidas pela Rede de Atenção; mulheres em situação de vulnerabilidade social; mulheres organizadas em grupos, associações e cooperativas; e mulheres que busquem a linha de crédito individualmente. Os critérios para acesso ao crédito são: ser maior de 18 anos; ter residência e domicílio na Paraíba há, pelo menos, seis meses; fazer parte de cooperativa ou associação de produção com cadastro na Receita Federal; além de fazer parte de grupo de mulheres, referendado pela Semdh ou por organizações feministas e de mulheres parceiras da Semdh. As interessadas podem se inscrever pelo site www.empreenderpb.gov.br, pessoalmente ou pelos correios, enviando a documentação para a Semdh: Av. Epitácio Pessoa, nº 1457, 2º andar, Bairro dos Estados – CEP 58030-001 João Pessoa/PB. O telefone para mais informações é o 3218-7298.
Secom-PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário